Publicidade
BANNER CHANCEY
Publicidade
BANNER CHANCEY
Vale do São Francisco, 20 de Novembro de 2017
Seja Bem Vindo
Postado em 07/05/2016 às 23:36
Algumas particularidades sobre os vinhos espumantes

Prezado leitor, 

É com grande prazer que estou de volta para escrever a vocês sobre conhecimentos relacionados ao mundo do vinho.

Hoje, escolhi um tema muito especial, os Espumantes nacionais, inclusive os regionais, têm feito muito sucesso pelo Brasil e pelo mundo.

O espumante é uma bebida refrescante para brindar, degustar levemente e apreciar. Pode ser classificado como Moscatel, elaborado com a uva moscatel que tem uma concentração de açúcar mais do que 60 gramas por litro. Na sequência, temos o meio seco, que chamamos de Demi-sec, nele a concentração de açúcar vai de 15 a 20 gramas por litro. O Brut tem uma concentração de 6 a 15 gramas de açúcar por litro e o Extra Brut , de zero a 6 gramas por litro. Algumas vinícolas produzem o Nature que tem zero gramas de açúcar por litro.

O espumante quanto mais açúcar, menos alcoólico. Então, o espumante Moscatel e Demi-sec têm uma concentração menor de álcool e maior de açúcar.

Algumas pessoas perguntam: com que tipo de comida devo harmonizar o espumante Moscatel? Por ter uma concentração maior de açúcar, ele deve ser harmonizado com sobremesa. Brindar uma noite especial com um brinde especial ou também para finalizar harmonizando com uma sobremesa. Se for o o Brut Rose, por exemplo, harmoniza muito bem com salmão, frutos do mar. O Brut branco também, com frutos do mar, com pratos japoneses, petiscos leves.

O espumante é elaborado com dois métodos: o método charmat e o método champenoise. No método charmat, o espumante é fermentado dentro das autoclaves e no método champenoise é feito com duas fermentações: a primeira na autoclave e a segunda dentro da garrafa.

Chamamos de espumante aqui no Brasil, de Champanhe os espumantes elaboradas na região de Champagne, na França, de Cava na Espanha e na Itália de Prosecco.

O importante disso tudo é saber qual o tipo de espumante que vai agradar ao seu paladar, e do seu convidado e em qual momento servi-lo.

Bem, já vou me despedindo e no próximo texto vamos falar sobre os vinhos brancos.

Um forte abraço a todos!

Lilian




Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do portal Vejalogo ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
*Nome
*E-mail
*Comentário

Nenhum comentário registrado


Publicidade
REFEA CENTER 2017
JUAGRO
© Copyright 2015 - Veja Logo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento ADOIS DIGITAL