Publicidade
BANNER CHANCEY
Publicidade
BANNER CHANCEY
Vale do São Francisco, 20 de Novembro de 2017
Seja Bem Vindo
Postado em 25/04/2017 às 11:46
Poupar em tempos de crise. É possível? Veja as dicas

É possível poupar em tempos de crise? A especialista em educação financeira, Jena Agra diz que sim e dá as dicas de como fazer isso:

 

Por Jena Agra

 

Ter uma planilha de gastos

Os educadores financeiros são unânimes ao apontar que o primeiro passo para poupar é conhecer quais são as receitas e despesas mensais. Por meio do controle das entradas e saídas de dinheiro, o poupador pode levantar onde cortar gastos para guardar um dinheirinho todo mês. Para isso, é fundamental ter uma planilha no computador ou mesmo um caderno de gastos.

Usar aplicativos financeiros

Para quem tem dificuldade em anotar as despesas diárias, alguns aplicativos para celular contribuem para o controle das despesas. O Guia Bolso, por exemplo, acompanhada por meio da movimentação bancária quanto dinheiro está indo para cada categoria. Dessa forma, o poupador pode descobrir em quais áreas está gastando mais.

Cuidar dos gastos pequenos

Embora sejam pouco valorizados, os gastos pequenos fazem toda a diferença. Economias de centavos por dia podem representar dezenas ou mesmo centenas de reais ao longo de meses ou anos. Estar atento para estes gastos pode ajudar o poupador e ter grandes economias no longo prazo.

Usar lista de compras

O velho hábito de fazer lista de compras antes de ir ao mercado tem a vantagem de limitar os gastos do consumidor. Ao saber exatamente o que está em falta e o que é necessário em casa, o comprador deixa de levar produtos supérfluos, que não são realmente importantes para aquele momento. Além da caderneta ou da folha de papel com as anotações, aplicativos como o Evernote contribuem para essa tarefa.

Aproveitar milhas e programas de fidelidade

As compras no crédito e em estabelecimentos comerciais que possuem programas de fidelidade geram pontos capazes de garantir descontos aos clientes. Usar as milhas para adquirir produtos em vez de viagens, caso não haja nenhuma nos planos, é uma outra forma de aproveitar os pontos antes de eles expirarem.

Revisar planos e pacotes de serviços

Muitas vezes, os planos contratados de TV, internet e telefonia oferecem mais do que realmente precisamos ou usamos. Analisar o uso dos pacotes de serviço e quais são as outras opções disponíveis podem contribuir para economias consideráveis ao fim de cada mês. O mesmo vale para a anuidade do cartão de crédito e da conta corrente.

Ter metas predefinidas

Para começar uma poupança é importante ter metas claras para saber quanto é preciso guardar em cada mês. Seja para ter uma reserva de urgência ou para uma viagem nas férias, o poupador deve saber quanto deverá poupar até o fim de um determinado período e quais são os aportes que devem ser feitos ao investimento escolhido.

Conhecer as modalidades de investimentos

Ao conhecer os tipos de investimentos disponíveis e quais são os rendimentos de cada um deles, o poupador tem uma maior facilidade para alcançar o objetivo desejado. Além da poupança, outras opções como os fundos de investimento e o Tesouro Direto oferecem rendimentos melhores para o investidor.

Entender os custos das aplicações

Um fator que não deve ser descartado no momento em que o aplicador escolher o investimento são as taxas cobradas para a manutenção e os saques. A maior parte deles tem incidência do imposto de renda e possui taxas de administração, o que reduz os rendimentos. A relação entre inflação, que impacta no poder de compra, e o retorno dos investimentos também deve ser considerada, já que algumas opções podem ter ganhos abaixo dela.

Programar aportes mensais

Para quem tem dificuldades em poupar, o agendamento de aplicações mensais garante aportes automáticos. Com isso, não há riscos de se esquecer das parcela destinada para os investimentos ou usá-lo para outras finalidades.

 

Ao ensejo, a especialista em finanças convida os interessados para a nova turma do seu curso, onde ensina os caminhos do sucesso financeiro.

 




Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do portal Vejalogo ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
*Nome
*E-mail
*Comentário

Nenhum comentário registrado


Publicidade
REFEA CENTER 2017
JUAGRO
© Copyright 2015 - Veja Logo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento ADOIS DIGITAL