Publicidade
SICOOB 730 X 90 - VERDE
Publicidade
Tropical Sat
Vale do São Francisco, 19 de Setembro de 2017
Seja Bem Vindo
Postado em 02/05/2017 às 06:24
Você sabe dizer 'NÃO'?

Por Guadalupe Braga

 

Dizer sim para todos a sua volta não é uma prova de que você é uma ótima pessoa. Para a maioria dos indivíduos, não aceitar um pedido ou mesmo impor limites nas relações interpessoais é uma atitude desconfortável. "Desde a tenra infância, somos orientados a nos esforçar para conviver em sociedade e estar sempre à disposição do outro na constante busca de aceitação. E nesse momento nas trocas de afetos surge a dificuldade em magoar o outro com um “não”. O medo de ser mal interpretado, de magoar o outro e consequentemente ser rejeitado torna a palavra “não” cada vez menos usada.

Porém, a inabilidade em dizer não passa a cumular tarefas que sobrecarregam esse indivíduo, gerando stress e consequentemente tensões nas relações. Dizer sim por exemplo, a um relacionamento insatisfatório, quando na verdade gostaria de dizer um não.

Vamos entender melhor

A falta de autoconfiança implica em não ter confiança em si próprio, em não confiar em seu trabalho e em suas potencialidades depositando a confiança no outro. Imagine que você tem um auxiliar de você mesmo, e você precisa depositar confiança nesse auxiliar para um melhor desempenho e ter relações mais positivas e satisfatórias. Isso quer dizer que ter senso de confiança e convicção em si mesmo aumenta grandemente a chance de dizer “não”. Vejamos alguns comportamentos típicos:

  • Menosprezar a sua própria capacidade.
  • Assumir a culpa, quando não deveria.
  • São excessivamente inseguras e reservadas.
  • São excessivamente críticas de si mesmo.
  • Ruminar resultados negativos e do passado.
  • Comprar coisas porque não consegue falar não para o vendedor.
  • Não consegue provar uma roupa e sair da loja sem comprar nada.
  • No trabalho geralmente acumula funções, por medo de ser excluído.
  • Submeter a relações emocionalmente abusivas.

Saber dizer não é uma Habilidade Social

A assertividade é um fator muito marcante em pessoas com boas habilidades sociais. Note que é a expressão honesta e apropriada dos próprios pensamentos, sentimentos e crenças, ao mesmo tempo lançando mão de não violar os direitos dos outros. Um bom psicólogo possui técnicas para desenvolver esse comportamento desejado, encorajando o uso do “não” quando o mesmo for necessário sem que o indivíduo fique tão ansioso perante os demais. Adquirindo melhor atitude para desempenhar seus negócios e ter relações saudáveis.

 

 

 




Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do portal Vejalogo ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
*Nome
*E-mail
*Comentário

Nenhum comentário registrado


Publicidade
JUAGRO
REFEA CENTER 2017
© Copyright 2015 - Veja Logo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento ADOIS DIGITAL