Publicidade
BANNER CHANCEY
Publicidade
BANNER CHANCEY
Vale do São Francisco, 20 de Novembro de 2017
Seja Bem Vindo
Postado em 15/05/2017 às 08:25
Enurese noturna: Quando o xixi na cama se torna um problema

Por Guadalupe Braga

A enurese noturna é caracterizada pela micção involuntária que ocorre durante o sono, acomete, principalmente, as crianças que têm, em média, 5 anos de idade, período em que é esperado o controle dos esfíncteres (FONSECA e MONTEIRO, 2004). Os episódios precisam ocorrer, no mínimo, durante três meses seguidos, segundo o Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais -DSM-V, disparando   um sinal de alerta para o inesperado xixi na cama, que atinge cerca de 15% das crianças por volta dos 5 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

A criança ou adolescente desenvolve enurese noturna em decorrência dos fatores genéticos, psicológicos, atraso no desenvolvimento fisiológico responsável pela micção e desequilíbrio na produção do hormônio antidiurético ou genética.

O que quero enfatizar é a probabilidade de que fatores psicossociais podem estar associados ao xixi na cama. Por exemplo, ambientes sociais desagradáveis, pais com menos tempo para seus filhos, repreendendo-os de forma brusca e sem paciência. E ainda, parece haver relação também com a falta de amamentação, experiências traumáticas nos primeiros anos de vida e conflitos familiares, principalmente violência psicológica entre o casal, bullying, e autoestima baixa.

Entretanto, para afirmar uma causa psicológica, é preciso primeiro descartar as questões de ordem biológica e orgânica. Que em geral, não é detectada nenhuma doença nessas crianças, confirmando ser de origem emocional, como por exemplo, o nascimento de um irmãozinho, a fase escolar, o luto por parentes ou um amigo querido, abuso sexual, sentimento de falta de atenção dos pais, dificuldade frente a novos desafios ou exigências, entre vários outros. Podemos entender com uma liberação das tensões vivenciadas durante o dia, já que não favorecem essa criança falar e externar suas angustias.

Note que: as crianças não molham a cama de propósito, ou por provocação, o que ocorre é ela ficar envergonhada, constrangida devido a situação vexaminosa. Eles passam a evitar dormir em casa de parentes, amigos, acampamentos escolares. Percebem-se inadequados, culpados.

Por isso, queridos pais, é visível que alguns de vocês, ansiosos e aflitos diante dessa situação, devem lançar mão de brigar, colocar de castigo, criticar, julgar, piorando ainda mais o quadro da criança ou adolescente.

A orientação é a busca de um bom Pediatra e Psicólogo. Contudo, medidas previamente necessárias são: o uso da compreensão, evitar punir, ridicularizar, comparar com esse ou aquele que não faz xixi na cama, o ideal é parabenizá-lo quando não tiver feito. Nunca faça chantagem, e, tampouco, o ameace, lembre-se que é involuntário!




Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do portal Vejalogo ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
*Nome
*E-mail
*Comentário

COMENTÁRIOS / 4 Comentários


Alexsandra Santos da Silva
Postado em 18 de Maio de 2017 às 16:27
Ola Guadalupe, muito bom fslar sobre essr assunto, emnora eu nso tenha passado por isso com minha filha mas conheço psis que ficam angustiados com essa situação. No caso da minha filha, deixou de usar frsudas e fazer xixi na cama aos 2 anos, mas precisamente 1 ano e 11 meses... Com 2 anos tirei as fraudas definitivamente. A observação dos pais é muito importante. Obrigada pela orientação.
Kátia Fernanda
Postado em 15 de Maio de 2017 às 19:59
Muito bem colocado. Assuntos simples, porém de grande complexidade para algumas pessoas. O esclarecimento faz toda diferença para a melhoria no crescimento pessoal do indivíduo que passa por esta dificuldade, e principalmente no tratamento com o mesmo, da melhor maneira, pelos que estão próximos. PARABÉNS!!
Stefania Rodrigues Braga
Postado em 15 de Maio de 2017 às 10:37
Muito bom!
Sidney Amorim Pires
Postado em 15 de Maio de 2017 às 08:55
Interessante o assunto, meu filho hoje tem 7anos de idade e nunca fez xixi na cama. Fazia quando era um BB mas mesmo assim era em fraldas. Não sei se tem haver ele ter sido amamentado até aos 2 anos e 8 mêses. Foi uma luta pra largar o peito.
Publicidade
REFEA CENTER 2017
JUAGRO
© Copyright 2015 - Veja Logo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento ADOIS DIGITAL