Publicidade
BANNER CHANCEY
Publicidade
BANNER CHANCEY
Vale do São Francisco, 20 de Novembro de 2017
Seja Bem Vindo
Postado em 16/02/2016 às 18:20
Qual a diferença entre Enófilo, Enólogo e Sommelier?

Os Enófilos são os Amantes do vinho, o Enólogo responsável pela vinificação do vinho, Sommelier degustador que ajuda na identificação de aromas, sabor e harmonização (prato x vinho), trabalham em lojas especializadas e restaurantes.

Quanto mais antigo um vinho, ele é melhor?  Depende do vinho e se ele foi elaborado pra ser envelhecido dentro da garrafa, os gran reservas, são vinhos de guarda e eles podem serem guardados por muitos anos, mas os vinhos jovens, que não passaram por barricas de carvalho e por um processo diferenciado de elaboração, devem ser consumidos em até 3 anos.

5)           Quando vamos servir um vinho, em uma taça, por exemplo, em que ele venha ser servido altera o seu sabor? Não altera o sabor, mas uma taça de vinho especifica para ele e os demais acessórios deixam o vinho mais macio.

6)           O que é um vinho Varietal? que possui apenas um tipo de uva e se houver outras, essas devem estar com um percentual menor que 20%.

7)           O que é um vinho de Corte ou Assemblage? que na sua elaboração utilizam de duas a mais variedades de uvas, com percentuais quase que iguais.

8)           Suponhamos que eu esteja em um restaurante e as opções de alimentos são: carne e peixe. Posso comer peixe, tomando vinho branco e a carne, com vinho tinto? depende, ambos podem ser consumidos com os dois tipos de vinho o que determinará a escolha será a estrutura do prato. Ex.Um peixe bem condimentado tipo moqueca, pode sim ser consumido com um bom tinto. 

9)           Todos os vinhos devem ser armazenados deitados? os que são envelhecidos sim, pois possuem rolhas de cortiça e as mesmas devem ser molhadas com o vinho para não ressecarem e provocar a entrada de oxigênio, podendo oxidar o vinho.

10)       O que são lágrimas de um vinho? O que elas podem indicar? As lágrimas, também chamadas de glicerol, identificam a alcoolicidade do vinho. Quantos mais lágrimas, mais teor alcoólico.

11)       Qual a ordem no serviço de vinho?

 

Sempre os jovens, leves e refrescantes brancos, seguidos dos rosés, tintos jovens, tintos envelhecidos e ao final um bom licoroso(digestivo).
 

 

Um forte abraço!! Lílian Koshiyama




Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do portal Vejalogo ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
*Nome
*E-mail
*Comentário

Nenhum comentário registrado


Publicidade
REFEA CENTER 2017
JUAGRO
© Copyright 2015 - Veja Logo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento ADOIS DIGITAL